Related Posts with Thumbnails

Comissão sobre Fukushima reconhece perigo de novos vazamentos

0

Posted in , ,


O presidente da Direção de Regulamento Nuclear do Japão, Shunichi Tanaka, reconheceu que, na central nuclear, podem ocorrer novos vazamentos. De acordo com o funcionário, a anterior limpeza da usina foi realizada de forma irresponsável. O novo plano da operação de resgate será divulgado na terça-feira.


No domingo (01/09/2013), tornou-se público que um dos reservatórios da usina vaza a água, cujo nível de radiação é de 18 vezes maior do que o estimado anteriormente. Desde a semana passada, vários peritos estão trabalhando junto ao reservatório, tentando parar o vazamento.

O nível de radiação no reservatório de água na usina nuclear japonesa Fukushima 1 subiu 18 vezes em 9 dias, anunciou a operadora da usina Tokyo Electric Power Co (Tepco).

De acordo com os resultados de uma medição efetuada ontem, dia 31 de agosto, o nível de radiação em um dos reservatórios de água da usina atingiu 1.800 milissieverts/hora, o que quer dizer que uma pessoa que se encontrasse junto com a água contaminada, teria morrido em 4 horas. A título de comparação: a medição efetuada no mesmo reservatório no dia 22 de agosto registrou 100 milissiverts/hora.

O nível de radiação extremamente alto foi registrado em, pelo menos, quatro áreas próximas aos tanques de água na usina nuclear japonesa Fukushima 1, informou a empresa operadora da central nuclear Tepco.

No momento, os peritos estão verificando se há vazamentos nos tanques.

Em março do corrente ano, mais de 360 mil toneladas de água com diferentes graus de substâncias radioativas se acumularam nos porões, no sistema de drenagem e nos reservatórios especiais da usina.

O nível de ameaça, associada com a recente fuga de um dos reservatórios da usina nuclear Fukushima 1, foi elevado do primeiro, "anomalia", ao terceiro, "incidente importante", segundo a Escala Internacional de Acidentes Nucleares, informa a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão (NRA). A decisão de elevar o nível de gravidade foi tomada depois das consultas com a AIEA.

A Escala Internacional de Acidentes Nucleares se usa para avaliar incidentes ligados com a fuga de radiação por causa de acidentes em usinas nucleares. O maior nível de gravidade – sétimo, "acidente grave", – foi registrado apenas duas vezes: durante avaria na central nuclear Fukushima 1, em 2011, e na usina de Chernobyl, em 1986.



Fontes: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_09_02/comissao-sobre-fukushima-reconhece-perigo-de-novos-vazamentos-1032/
 http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_09_01/Nivel-de-radiacao-na-Fukushima-subiu-18-vezes-1644/
: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_08_31/N-vel-de-radia-o-extremamente-alto-registrado-na-Fukushima-3033/

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!