Related Posts with Thumbnails

Usina Nuclear no Japão está sobre uma falha geológica potencialmente perigosa

0

Posted in , ,


Os peritos baseiam suas conclusões preliminares em resultados da inspeção visual da rocha nas proximidades da central nuclear Higashidori na prefeitura Aomori, no norte do país, informa o Departamento de Supervisão de Energia Nuclear do Japão.

Caso os pressupostos negativos sejam confirmados, as autoridades obrigarão a empresa-operador Tohoku Electric Power Company a tomar uma série de medidas para proteger a usina contra um possível terremoto. A central nuclear Higashidori tornou-se a segunda usina sob a qual foi encontrado uma falha geológica. Mais uma falha foi encontrada anteriormente debaixo do reator da usina Tsuruga.

A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão (ARN) iniciou na quinta-feira (14/02) as investigações de falhas geológicas ativas sob a usina nuclear de Higashidori, localizada na prefeitura de Aomori.

Os especialistas observaram valas cavadas na parte sul da usina. Ao longo de uma falha conhecida como “S-19”, foi analisada uma alteração de 90 centímetros.
ARN durante a investigação na usina de Higashidori
 (Imagem: reprodução NHK)

Funcionário da Companhia de Energia Elétrica de Tohoku, operadora da usina, disseram que a alteração se deu pelo inchaço das camadas de absorção de água e não por atividades sísmicas. Contudo, os pesquisadores da ARN duvidaram da explicação, afirmando que a mesma é controversa.
Os especialistas irão adquirir mais dados durante a investigação de dois dias e apresentar um relatório na próxima quinta-feira (20) durante uma reunião em Tóquio, de acordo com informações da NHK World News.
A ARN já investigou as usina de Oi e Tsuruga. Nesta semana, o painel responsável anunciou uma falha ativa embaixo da usina de Tsuruga, mas o futuro da usina ainda não foi decidido.
As normas do governo japonês não permitem usinas nucleares em cima de falhas geológicas ativas.

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!