Related Posts with Thumbnails

Vítima do césio-137 será indenizada por danos morais

2

Posted in


 A Justiça Federal em Goiás condenou ontem a União e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) a pagar indenização de R$ 100 mil por danos morais a Suely de Assis da Cunha, uma das vítimas do acidente com o césio-137, material altamente radiativo, em Goiânia.
Na sentença inédita, o juiz da 9.ª Vara Federal Euler de Almeida da Silva Júnior determinou que o dinheiro a ser pago deverá ser atualizado com correção monetária de 1% ao mês, a partir de 5 de fevereiro de 2009, quando a vítima entrou com a ação.
Na sentença, Suely alegou, com apoio de documentos, ter desenvolvido várias patologias após o acidente, "que se agravaram com o tempo". Também comprovou que anomalias também foram constatadas em outros membros da sua família.
O agravamento das doenças, disse ela, resultou em pedido administrativo de pensão alimentícia, que lhe foi concedida em fevereiro de 2009 e referendada por laudo médico da Fundação Leide das Neves. A fundação foi criada pelo governo de Goiás para atendimento das vítimas do acidente radiológico. No total, Cunha pediu uma indenização no valor de R$ 300 mil.
No entendimento do juiz, Suely tem direito à indenização "em função da desestruturação familiar causada pelo acidente com o césio, violações à sua privacidade domiciliar, com animais de estimação sendo abatidos, doenças generalizadas, preconceito e estigma social".
O governo de Goiás, inicialmente também apontado como réu, a foi retirado do processo por não ser "sujeito à competência da Justiça Federal".


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vitima-do-cesio-137-sera-indenizada-por-danos-morais,891485,0.htm

Comments (2)

EU NAMORAVA C SD MILITAR EM 98 E MIM CASEI EM 90 TIVE DOIS FILHO.NATAN E LU CAS Q NACEU 94.COM PROBLEMA Q PODE SER CAUSADO PELO CESIO 137.ELE RECEBE PENCAO DO GOVERNO.MEU EX MARIDO TRABALHAVA NA EPOCA DO CESIO E DEPIS NO DEPOSITO EM ABADIA .EU MARIA APARECIDA ;CONVIVEU COM O SINDICADO DESDE QUE O MESMO TRABALHOU NO ISOLAMENTO DO MATRIAL RADIATIVO .VINTE ANOS DE CONVIVENCIA;SENDO QUE COMO ESPOSA LAVAVA SUAS FARDA E TINHA CONTATO INDERETO COM RADIAÇAO DENTRO DA MINHA CASA.ACREDITO QUE DESSA FORMA EU TAMBEM FOI EXPOSTA.GOSTARIA DE SABER DOS MEU DIREITOS INCLUSIVE DO IPASGO QUE PERDI QUANDO ME DIVORCIE EM 2010 .

servia na Cia dqbn em 1987, tivemos que deslocar para a cidade de goiania para efetuar a descontaminação e monitoramento do cesio 137, tinha uma dose limite de 150 msv.
hoje, não encontro noticiario algum sobre os mesmo e se tiveram algum problema.
meu filho nasceu com alteração no baço, fiz acompanhamento e graças a deus nada pior aconteceu e esta curado.
hoje , gostaria reincontrar todos os militares que atuaram em goiania, ajudem......

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!