Related Posts with Thumbnails

A Cronologia dos Fatos – Procedimentos após o Desastre

0

Posted in ,


Walter Mendes informou o ocorrido à Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, e então o titular da pasta, Antônio Faleiros Filho, entrou em contato com o diretor do Departamento de Instalações Nucleares (DIN) da CNEN, José Júlio Rozental, passando-lhe as primeiras informações sobre o acidente radioativo em Goiânia. Ato contínuo, na madrugada do dia 30 de setembro, chegaram à Goiânia o diretor do DIN, Rozental, mais outros dois
técnicos da CNEN e três médicos, sendo um da Nuclebrás, um de Furnas Centrais Elétricas e o terceiro do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD). Os especialistas iniciaram, finalmente, um plano de emergência e, ao amanhecer, todos os principais focos já estavam isolados. (ASSOCIAÇÃO DAS VÍTIMAS DO CÉSIO-137, 1993; OKUNO, 1998; WOJTOWICZ, 1990)
Foram organizadas cinco equipes na fase inicial e mais 17 na fase complementar, envolvidas num processo de descontaminação e limpeza. Não existem dúvidas sobre os esforços, durante, meses, dos técnicos da CNEN, de Furnas Centrais Elétricas, da Nuclebrás, do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia Nuclear de MG (CDTN), da Nuclebrás Enriquecimento Isotópico (Nuclei), da Escola de Instrução Especializada do Exército, do Ministério da Marinha, dos profissionais da área biomédica e das mais de 300 pessoas oriundas de diversos locais. (WOJTOWICZ, 1990)

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!