Related Posts with Thumbnails

A Cronologia dos Fatos – Morte Psicológica e Morte Social

0

Posted in ,


Além da morte física, a morte psicológica também atingiu as vítimas.
Pessoas com depressão fizeram e ainda fazem parte do cenário pós-acidente. Devair Alves Ferreira, o dono do ferro velho, por exemplo, depois do ocorrido, tornou-se alcoólatra e morreu sete anos depois, constatando-se como causa de sua morte, uma parada cardiorrespiratória, insuficiência hepática e metamorfose gordurosa. Ivo Alves Ferreira, pai da menina Leide, também foi levado à morte pela depressão, como seu próprio irmão Odesson afirma: “O Ivo faleceu, segundo o atestado de óbito, por enfisema pulmonar, porém, as pessoas não sabem que o Ivo foi levado a fumar seis maços de cigarro por causa da depressão [...]”. (REDE GLOBO, 2007)
Devair e Ivo foram apenas dois casos registrados, dentre vários casos de depressão que ocorreram com as vítimas do césio-137.

O sofrimento vivido pelas vítimas por perderem pessoas queridas e por terem de passar por um processo difícil e cansativo de descontaminação jamais poderá ser medido. Apesar de se salvarem da morte, isto não foi suficiente para fazer com que a vida voltasse à normalidade, pois as vítimas ainda tiveram de enfrentar a dor de verem grande parte do patrimônio e do registro de suas vidas se transformarem em lixo radioativo, sem falar do preconceito que tiveram de enfrentar, vindo de todos os lados. (REDE GLOBO, 2007)
O preconceito foi tão intenso que no enterro da menina Leide e de sua tia, Maria Gabriela, os moradores da cidade protestaram com fúria. Gritos, arremessos de pedras, pedaços de objetos, pedidos inconstantes para que aquelas vítimas não fossem enterradas no Cemitério Parque, foi o que se assistiu nesse episódio. A mãe da menina, Lourdes, só conseguiu se aproximar do caixão de sua filha porque estava acompanhada da mulher do governador do Estado. (REDE GLOBO, 2007)
Pessoas advindas de Goiânia não conseguiram desembarcar em alguns aeroportos do país, foram rejeitadas em inúmeros hotéis e a economia goiana sofreu uma grave crise, já que Goiás não conseguia vender os produtos fabricados no Estado. (REDE GLOBO, 2007) 

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!