Related Posts with Thumbnails

Mercadante acerta com medidas na área nuclear

0

Posted in ,

Muito boas as medidas apresentadas pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que seriam adotadas na área nuclear. A primeiro reação do governo, através do ministro de Minas e Energia, foi ruim. Edson Lobão disse que nossas usinas tinham um padrão tecnológico superior e maior segurança que as do Japão. Esse tipo de declaração de excessiva auto-confiança assusta em vez de tranquilizar. O que tranquiliza é a revisão dos processos, como todos estão fazendo no mundo inteiro diante de um fato novo dessas proporções. É preferível a humildade quando o assunto é sério como esse. Agora, o governo pegou a trilha certa.

Mercadante recebeu um relatório de funcionários da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e de outros orgãos da área alertando para os problemas que estavam acontecendo. Resolveu investigar. Descobriu que Angra 2 está operando há mais de dez anos sem licença. E o argumento da Cnen é que isso dá muito trabalho. Não é uma resposta razoável. O ministro decidiu por isso  tomar decisões para que tudo seja revisto.
A imprensa está lembrando também que ainda não foi decidido o lugar certo para o rejeito atômico de Angra 1. Essa decisão de contratar pela Eletronuclear uma auditoria externa para ver o risco das encostas é importante. Como disse o jornal "O Globo", é preciso pensar no impensável. Em 1985, aconteceu o impensável quando houve um deslizamento de encosta perto da usina que encobriu o laboratório de radiologia e quase afetou a área de resfriamento do reator de Angra 1.
Ou seja, o que está sendo anunciado é sensato. A energia nuclear é muito perigosa, por isso, não podemos ter a arrogância de acharmos que somos melhores do que os outros, de que o Brasil é melhor do que o Japão. O mundo inteiro está revendo procedimentos, esse é o protocolo quando há acidentes. O Brasil começa a entrar na trilha certa pelas decisões do ministro Mercadante.



Comentário 

Gente,
Demitir só não basta. Queremos a apuração e a responsabilização dos criminosos que estão agindo impunemente desde 2000, em Caetité, onde acaba de falecer mais uma vítima do câncer, no entorno da mineração de urânio.

Queremos o reconhecimento e a reparação de todos os prejuizos sócio-economicos causados aquela região na Bahia e de suas populações.

Não á industria nuclear na Bahia, no Brasil, no Mundo!
Fim ao programa nuclear brasileiro!
Aguardem mais informações.
Zoraide

 
Zoraide Vilasboas
Coordenação de Comunicação
________________________

________________________________________
ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO PAULO JACKSON-Ética,Justiça,Cidadania
Sede – Sind. dos Trab. em Água e Esgoto da Bahia (Sindae)
Rua Conselheiro Spínola, 2, Barris, CEP 40070130 – Salvador-Bahia,
E-mail: 
assmpj@gmail.com  Tel:  9998 4503 – Fax: 3111 2745

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!