Related Posts with Thumbnails

4 de setembro de 1987 - Anunciada uma Bomba Relógio Nuclear

1

Posted in , ,

Na história do Brasil está escrito que em 4 de Setembro de 1987, o então presidente da República, José Sarney, anunciou com pompa que o Brasil dominava a tecnologia nuclear e passava a fazer parte do restrito grupo dos países atômicos. 


(Anos depois o ex-presidente José Sarney e alguns antigos colaboradores do governo confirmaram que nas décadas de 70 e 80 militares e funcionários públicos federais das áreas energéticas e de Informação trabalharam sigilosamente para produzir uma bomba atômica brasileira. Essas confissões deram um selo oficial a informações já conhecidas sobre o famigerado PROGRAMA NUCLEAR PARALELO, sustentado por recursos depositados em contas secretas e responsável por pesquisas e testes para fins bélicos.)


Entretanto foi em Setembro de 1982 que o PROGRAMA NUCLEAR PARALELO logrou sua primeira experiência de enriquecimento de urânio com sucesso. A declaração anterior é do Almirante Othon, antigo coordenador do PROGRAMA NUCLEAR PARALELO, hoje atual presidente da Eletronuclear (A declaração acontece no 05:19 do vídeo a baixo)





Mas infelizmente não foi apenas por esta notícia que nuclear brasileiro foi parar nos jornais do mundo em Setembro de 1987.


Outras mentiras nucleares:



CONTROVÉRSIAS ENVOLVEM ARAMAR 



Quando o projeto de construção do Centro Experimental Aramar foi revelado ao País, na imprensa sorocabana, a Marinha reagiu com um desmentido sobre a finalidade nuclear do empreendimento. 

A Marinha enviou ao Cruzeiro do Sul a seguinte informação, publicada em 1.º de maio de 1985: Não há qualquer intenção em se fabricar artefatos atômicos ou realizar experiências de motores ligados à energia nuclear. Na mesma mensagem, a Marinha atribuiu os comentários a boatos que surgem e adquirem proporções de verdade sem qualquer fundamento real. 

Há 10 anos, em 6 de fevereiro de 1996, o então ministro da Marinha, Mauro Pereira, disse em entrevista coletiva, em Aramar, que a construção do submarino deixara de ser prioridade. A partir de então, segundo Pereira, a Força iria concentrar esforços na construção de submarinos convencionais. Um mês depois, a notícia foi desmentida pelo próprio ministro, que justificou a informação como mal interpretada. 

Além das controvérsias, o programa da Marinha também começou, em 1979, cercado de sigilo. Era a época da ditadura militar, período de autoritarismo e censura. 

Urânio enriquecido 

Entre funcionários civis e militares, Aramar tem hoje 1.243 pessoas, ante cerca de 1.500 em 1988, ano em que a unidade foi inaugurada. A Marinha informa que Aramar continua a enriquecer urânio em seus laboratórios de teste, em equipamentos com capacidade para enriquecer o produto a até 20%. Os equipamentos são máquinas chamadas ultracentrífugas, que geram o nome de ultracentrifugação ao processo de produção.

Por esse processo, o urânio passa de uma máquina para outra, em forma de cascata.
O enriquecimento a 90% seria suficiente para produzir uma bomba atômica. No começo da década de 1990, a Marinha admitiu ter a capacidade de produzir o urânio a esse nível, mas negou qualquer finalidade bélica no seu programa, insistindo no objetivo pacífico - o que respeita dispositivo da Constituição Federal.

A produção de urânio é feita em escala limitada, denominada de demonstração.
Não é divulgada a quantidade produzida por questões de sigilo, segundo o texto enviado pela Marinha.


Fonte: http://www.ipen.br/sitio/?idz=1&idc=1235


O Perigo Concreto adverte: A leitura deste post causa perda imediata de confiança em relação ao Programa Nuclear Brasileiro e esclarecimento das diversas mentiras (antigas e atuais) em relação ao tema.

Comment (1)

A Aramar aqui de Ipero-Sorocaba vivem de mentiras... Nunca sequer foi fabricado um submarino... bom se tem mostrem ao povo Sorocabano... Eles são mentirosos e ganham tempo... Muitos funcionários a qual temos contato falam declaradamente que eles estão criando artefatos de 4 kg para cima... de Urânio. Sempre a mesma coisa... Chegam no jornal local e falam que agora o governo deu um incentivo para construir Submarinos... Mas notem que eles chegaram na década de 80 e já estamos em 2013. O serviço de inteligencia da Marinha C.I.M. faz varias varreduras em nossos sinais e também celulares e redes de internet... Eles controlam o espaço aéreo dando as coordenadas ao contrario... E faz que a policia não passe e não faça patrulhamento pela redondeza...
COMO O MEU PAI DIZIA, NESTE ANGU TEM CAROçO

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!