Related Posts with Thumbnails

Vídeo -> Entrevista de Odesson Alves Ferreira

0

Posted in ,

Quem sobreviveu ao contato com a radiação, luta até hoje pelos seus direitos junto ao poder público. A produção do vídeo é de Joelma do Couto.






Odesson Alves Ferreira é o atual Presidente da Associação das Vítimas do Césio 137 e, pela segunda gestão, Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás. Seu irmão Devair Ferreira (vítima fatal) era o dono do ferro-velho que comprou os restos do aparelho de radioterapia. Seu outro irmão, Ivo Ferreira (vítima fatal) era o pai de Leide das Neves Ferreira (Segunda vítima fatal do acidente - aos 6 anos de idade). 

Seu contato direto com o césio 137 se deu no ferro-velho de seu irmão “O Devair estava fascinado com a possibilidade de fazer anel com aquele pó brilhante. Eu peguei uma quantidade menor do que um grão de arroz e espalhei na mão com o dedo indicador. Queria mostrar para o Devair que o material não tinha consistência”. As consequências deste contato foram o enxerto na mão esquerda, dedo indicador da direita amputado em 1989 e o da esquerda, atrofiado.

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!