Related Posts with Thumbnails

Entrevista com Odesson Alves Ferreira

3

Posted in ,

Abrimos aqui um espaço de entrevistas para esclarecer as dúvidas mais frequentes de nossos leitores. 

Odesson Alves Ferreira é o atual Presidente da Associação das Vítimas do Césio 137 e, pela segunda gestão, Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás. Seu irmão Devair Ferreira (vítima fatal) era o dono do ferro-velho que comprou os restos do aparelho de radioterapia. Seu outro irmão, Ivo Ferreira (vítima fatal) era o pai de Leide das Neves Ferreira (Segunda vítima fatal do acidente - aos 6 anos de idade). 

Seu contato direto com o césio 137 se deu no ferro-velho de seu irmão “O Devair estava fascinado com a possibilidade de fazer anel com aquele pó brilhante. Eu peguei uma quantidade menor do que um grão de arroz e espalhei na mão com o dedo indicador. Queria mostrar para o Devair que o material não tinha consistência”. As consequências deste contato foram o enxerto na mão esquerda, dedo indicador da direita amputado em 1989 e o da esquerda, atrofiado.

Antes do acidente em 1987 a radiação era um tema explicado e discutido com a população? 
RESPOSTA - De maneira alguma. Apesar de que um ano e meio antes acontecera o acidente de Chernobyl, mas nem por isso o assunto tenha sido discutido. Acho que nem mesmo a CNEN discutia a matéria, já que desconheciam completamente o aparelho aqui causador do desastre.
Como a cidade reagiu ao acidente?
RESPOSTA - Foi um pandemônio total. Ninguém sabia informar nada com precisão, não sabiam quem tinha sido contaminado. As vítimas não eram orientadas em como se defender ou a quem procurar, os médicos e técnicos da CNEN sem planejamento, a mídia passava informações incorretas e sensacionalistas, enfim uma balbúrdia sem dimensão.
Assim que foi descoberto o acidente o que aconteceu com as pessoas diretamente envolvidas / contaminadas?
RESPOSTA - A maioria ou pelo aqueles que foram identificados de imediato eram levados para o isolamento/ quarentena.
Como a cidade foi descontaminada?
RESPOSTA - É complicado eu falar sobre isso, entrei na quarentena em 03 de outubro e sai em 26 de dezembro, a descontaminação mais pesada começou em meados de outubro e terminou antes de dezembro, mas segundo informações não houve descontaminação e sim demolição e remoção dos rejeitos que consistia em casas, móveis, animais e objetos pessoais.
AVCésio

Quantas pessoas estão cadastradas na AVCésio?
RESPOSTA - 1.194 
Quando e porque a AVCésio foi criada?
RESPOSTA - 13/12/1987- CGC (MF) - 28452253/0001-51 Reg. 250
O preconceito ainda existe? 
RESPOSTA - Claro, mais ameno é verdade, mas existe. Eu identifico o preconceito a distancia, aliás eu auto discrimino, não sei se posso confiar nos "técnicos". 
Quais são os desafios atuais da AVCésio?
RESPOSTA - Lutar pela manutenção dos direitos já adquiridos e buscar aqueles ainda não garantidos a quem de direito.
Existem pessoas que querem se beneficiar da tragédia?
RESPOSTA - Querem não, muitos conseguiram tirar esse proveito outros tantos buscam, principalmente no grupo da policia militar, sem falar naqueles que deram um salto na vida, na carreira, enfim...
Qual a postura da AVCésio nesta questão?
RESPOSTA - Dependendo de nossa postura pessoas inocentes serão prejudicadas, portanto damos uma de “João bobo”.
Houve alguma promessa por parte de Governo e/ou Políticos?
RESPOSTA - Algumas promessas de governo, nenhuma de estado, de políticos é uma grandeza, quando os caras pálidas me vêem já vem prometendo antes de me cumprimentar. Quando vou ao legislativo saio de lá com os ombros inchados de tantos “tapinhas nas costas” e promessas vazias.
A Família

Quantas pessoas da sua família foram contaminadas?
RESPOSTA - Você sabe que existem os contaminados e os irradiados, portanto 22 membros da família tiveram contato direto com o césio e outro tanto foi irradiado pelo contato com conosco, pois até então éramos bombas radioativas.
15 - Quantos faleceram?
RESPOSTA - Seis
O Homem

Quais foram os sentimentos mais recorrentes em você durante a época do acidente?
RESPOSTA - Medo, tristeza, raiva,  pena, depressão, desespero, incerteza, vontade de viver, fé em Deus, confiança, vigor, força, humanismo, reconhecimento e vontade fazer.
Hoje o que a radiação representa pra você?
RESPOSTA - Passado, presente e futuro. Ela está nas minhas entranhas, na minha lembrança e na necessidade de lutar por aqueles que já não mais tem forças. Com o desastre aprendi que sou pequeno, que não sou só e que não estou sozinho, que sou feito a semelhança de Deus e todos somo irmãos. Não estou passando por passar, mas sim para fazer e deixar algo e esse algo de preferência pelo meu semelhante.
Seu conceito de família e amizade mudou depois do acidente?
RESPOSTA - Sim, costumo dizer que parentes amigos na vida tive aqueles de antes do acidente e os pós acidente. Considero os amigos de hoje mais próximos, mas digo sempre que prefiro não acreditar nas amizades a mim oferecidas, mas sim na amizade que posso oferecer.
Qual é seu objetivo pessoal em relação ao Acidente?
RESPOSTA - Fomentar, fomentar e fomentar. Penso que enquanto estou mostrando nosso drama outras tragédias podem estar sendo evitadas. Se a memória do povo é curta estarei aqui para alonga-las. Enquanto vida eu tiver meu grito não calará: "Se dez vidas eu tivesse dez vidas eu daria". 
Mensagem
Gostaria de deixar alguma mensagem?
RESPOSTA - Penso que a maior e melhor mensagem que posso deixar é meu exemplo de ver e viver a vida.


Para conhecer mais sobre Odesson Alves Ferreira:



VOCÊ CONHECE O ADELSON?

Comments (3)

Anne,

Gostei muito de verdade da sua causa.

Gostaria inclusive de ajudar a divulgar seu trabalho. Não cheguei a ler tudo mas cheguei nele através dos vídeos do "Césio 137 - O brilho da morte". Sexta feira eu assisti o documentário onde havia um video chamado "Parte final". Mas hoje não achei mais.

Gostaria de aproveitar e perguntar se você não quer fazer uma "parceria".

David, sua iniciativa é o nosso melhor feedback. Sua colaboração é muito bem vinda! E as parcerias são mais que o desejável! Seja bem vindo!

Odesson Alves Ferreira

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!