Related Posts with Thumbnails

O Acidente e a Arte - Livros

0

Posted in , ,

"Eu Também Sou Vítima"
Weber Borges

Sinopse do Livro

O jornalista Weber Borges relata detalhes do acidente radiológico ocorrido em Goiânia, em 1987. Uma das primeiras testemunhas do fato, o jornalista terminou seu livro depois de 15 anos e farta documentação sobre o ocorrido.


--------------------------------------

"Goiânia, Rua 57 - O Nuclear na Terra do Sol"
Fernando Gabeira

Sinopse do Livro

A partir do relato do acidente nuclear de Goiânia, com a dramática interrogação sobre o destino de suas vítimas, Fernando Gabeira desenvolve uma discussão política sobre essa questão no Brasil.

Para baixar:
http://www.gabeira.com.br/armazem/e-books/482-goiania-rua-57


--------------------------------------

"Sobreviventes do Césio 20 anos depois"
Carla Lacerda

Sinopse do Livro

Foram duas décadas de silêncio. por isso você não sabe quem é o "Aderson". Nem desconfia das feridas emocionais que a ex-costureira Marli carrega ou da dor incurável de Lourdes das Neves Ferreira, mãe da menina que virou vítima-símbolo da trágedia, a pequena Leide das Neves. Depois de 20 anos, este livro traz os relatos deles e de outros que, involuntariamente, se tornaram protagonistas do desastre radiológico de 1987, em Goiânia. Você vai saber como está a vida das duas pessoas que encontraram a cápsula mortal. Vai conferir declarações exclusivas dos dois irmãos da menina Leide, que durante anos fugiram da impresa. Vai saber pelo bombeiro Agildo que quase o pó radioativo foi parar em um rio. Vai se deparar com o desabafo de uma senhora, cuja filha levou a bomba radioativa à sede da Vigilância Sanitária e, sem saber, evitou que as conseqüências do acidente fossem ainda maiores. Mas do que recuperar dados sobre a tragédia, a obra é a oportunidade de conhecer, sob a ótica dos sobreviventes, a versão de uma história que muitos prefreririam que ficasse no esquecimento.


--------------------------------------

"Césio 137 - Consequências Psicossociais do Acidente de Goiânia"
Suzana Helou, Sebastião Benício da Costa Neto

Sinopse do Livro

A obra resulta de pesquisa de opinião que estudou sistematicamente as conseqüências psicossociais do acidente radioativo de Goiânia na vida das pessoas envolvidas - vítimas, vizinhos dos focos de contaminação, profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais etc.) e comunidade goianiense (o chamado grupo-controle). Com base nos dados coletados em diferentes períodos, é feita uma abordagem analítica e avaliatória das defesas biológicas e psicológicas do homem em relação ao acidente.


--------------------------------------

Outros títulos

  • O livro Blindfold Game de Dana Stabenow faz uma menção ao incidente.
  • O conto "Witch Baby" de Francesca Lia Block menciona o acidente; muitos dos personagens foram criados a partir de um artigo que a autora leu sobre o incidente.


Fonte:
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=90765#100
http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=106292&origem=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiológico_de_Goiânia
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=45&idrep=348
http://www.goodreads.com/book/show/6697855-goi-nia-rua-57-o-nuclear-na-terra-do-sol

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!