Related Posts with Thumbnails

Farc tentam obter material radioativo para fabricar "bomba suja", diz Colômbia

0

Posted in , ,




Folha de São Paulo, 04/03/2008
O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos Calderón, denunciou nesta terça-feira na Conferência de Desarmamento da ONU (Organização das Nações Unidas) a intenção das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de obter material radioativo para a fabricação de uma "bomba suja" --artefato explosivo convencional misturado com componentes nucleares (ou ainda químicos ou biológicos).
Santos Calderón disse que, em dois computadores apreendidos no fim de semana passado e que pertenciam a Raúl Reyes, o "número dois" das Farc morto no sábado passado, foi encontrada informação sobre a possível "negociação de material radioativo, base primária para gerar armas sujas de destruição e terrorismo".
"Esta informação indica que, com base no poder econômico oferecido pelo narcotráfico, os grupos terroristas são uma ameaça muito grave não só para nosso país, mas para toda a região andina e latino-americana", acrescentou o vice-presidente.
Santos Calderón disse que a informação ainda está sendo analisada, mas mostra o perigo que as Farc representam.
"Em meu país, temas como o tráfico de armas, munição e explosivos e o acesso de grupos terroristas a diferentes tipos de armas não estão no âmbito acadêmico. Fazem parte de nossa realidade cotidiana e são uma séria ameaça contra nossa população."
Raúl Reyes foi morto no sábado passado em uma operação realizada pelas forças militares da Colômbia em território equatoriano, na qual também morreram mais 20 guerrilheiros.


Especialistas são enviados à Colômbia devido a urânio das Farc

28/03/2008
VIENA - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou hoje, em Viena, que enviará na próxima semana uma equipe de especialistas à Colômbia para analisar com as autoridades locais o urânio encontrado perto de Bogotá e que procederia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Um funcionário da agência nuclear da ONU disse hoje:
-A pedido das autoridades colombianas, a AIEA enviará uma pequena equipe de especialistas técnicos à Colômbia.

A fonte destacou que a visita dos especialistas foi organizada antes da notícia esta semana na imprensa sobre a descoberta do urânio.O funcionário da AIEA acrescentou também que a missão da agência é um assunto 'de rotina' e que ocorre como resposta à solicitação da Colômbia, que é um país-membro desse organismo:
-Não seria apropriado analisar agora os detalhes dessa visita.

Os três especialistas partirão de Viena na próxima segunda-feira e permanecerão no país andino por cerca de uma semana.

Outra fonte do organismo disse que os especialistas da AIEA estimam que o material descoberto é urânio empobrecido, um material que tem aplicações na indústria aeronáutica e também militar.

O urânio empobrecido não tem valor elevado no mercado negro nuclear, e costuma ser usado para roubar potenciais compradores de materiais nucleares, acrescentou a fonte.

As autoridades colombianas acharam o urânio após encontrar informação a respeito em um dos computadores do então porta-voz internacional das Farc, 'Raúl Reyes', morto em operação no Equador, que falava de uma oferta feita aos rebeldes por traficantes de urânio.

Segundo o documento, um homem conhecido como 'Belisario' ofereceu às Farc 50 quilos de urânio para negociá-los com algum Governo, ao valor de US$ 2,5 milhões por quilo.
Na quarta-feira passada, o Ministério da Defesa colombiano informou que seus serviços de inteligência tinham confiscado 30 quilos deste mineral em uma zona rural de Bogotá.



Fonte: http://www.afen.org.br/noticias_conteudo.php?id=190
http://www.afen.org.br/noticias_conteudo.php?id=189

Comments (0)

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!