Related Posts with Thumbnails

O Início do Acidente

1

Posted in ,




É possível acreditar que estas ruínas abrigavam uma fonte radioativa?

Em 1972, o INSTITUTO GOIANO DE RADIOTERAPIA - IGR, então com sede na Avenida Paranaíba, nº 1.587, Setor Central, nesta Capital, devidamente autorizado pela COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR, ESTADO DE GOIÁS - CNEN, adquiriu em São Paulo-SP uma bomba de Césio 137, de fabricação italiana, a fim de utilizá-la na prestação de serviços radiológicos.

O terreno em que funcionava o IGR era pertencente à Santa Casa de Misericórdia, que o vendeu ao INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE GOIÁS - IPASGO. Então, pressionado a deixar o aludido local, o IGR transferiu sua sede a outro endereço, terminando por abandonar no antigo prédio a já obsoleta bomba de Césio 137, sem ao menos comunicar o fato à CNEN ou à Secretaria Estadual de Saúde. Em 04/05/87, iniciou-se a demolição da construção, a mando do ex-sócio do IGR, AMAURILLO MONTEIRO DE OLIVEIRA, culminando com a destruição quase total do prédio original, que o deixou sem telhado, portas ou janelas, a despeito da existência no local, sem quaisquer avisos ou advertências, da mencionada bomba de Césio 137. No dia 13/09/87, dois catadores de papel adentraram os escombros e levaram consigo, entre outros objetos, a bomba abandonada.



“Não quebrei portas ou janelas como disseram. Entrei na Santa Casa porque estava abandonada. Era final de uma tarde de muito sol, e a peça era tão pesada que o carrinho entortou. Lembro direitinho: passamos pela porta do Estádio Olímpico, descemos abaixo da Avenida Oeste, entramos pela 55 e depois pela Rua 80 até chegar em casa, na Rua 57, onde ela foi aberta." (Roberto santos Alves)

Seqüencialmente, o objeto radioativo foi partido em duas peças, uma maior, pesando 300 quilos, e outra de 120 quilogramas. A peça menor foi transportada até a casa de ROBERTO SANTOS ALVES, onde foi violada à base de marretadas, até atingir-se a janela de irídio, dentro da qual estava armazenada a substância radioativa. No dia 14/09/87, outras duas pessoas foram até os escombros da antiga sede do IGR e de lá levaram a peça maior, posteriormente vendida ao "ferro velho" de propriedade de DEVAIR ALVES FERREIRA, que a depositou na sala de sua residência.

UMA VEZ O TERRENO LIVRE FOI CONSTRUÍDO O CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA (curioso não?)


Veja também -> O Acidente Segundo a AVCésio


Fontes:
- SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS 8ª VARA PROCESSO Nº 95.8505-4 AÇÃO CIVIL PÚBLICA
- Jornal O Popular, edição de 28/9/2002
- Foto1: SULEIDE
- Foto 2: Arquivo pessoal

Comment (1)

Em que ano o Centro de Convenções começou a ser construído. Sei que foi inaugurado em 1994, mas não tenho ideia de quando a sua construção foi iniciada.

Postar um comentário

Seja Bem vindo!

Este espaço foi criado para você fazer perguntas, propor temas ou contribuir com sua opinião!